Afirmar os direitos<br>dos trabalhadores
As instalações da antiga Junta de Freguesia da Vera-Cruz, Aveiro, acolheram na semana passada uma sessão pública subordinada ao tema «A Constituição e os trabalhadores», promovida pela candidatura de Edgar Silva à Presidência da República. Apresentada por Andrea Araújo, dirigente sindical aveirense, a iniciativa teve como intervenientes Francisco Gonçalves e José Ernesto Cartaxo, mandatários regional e nacional, respectivamente.
Entre outros aspectos, os vários oradores destacaram o facto de a candidatura de Edgar Silva ser a única a assumir inequivocamente e em todos os momentos a defesa dos direitos dos trabalhadores como uma questão fundamental para o presente e o futuro do País. Ou não tivesse esta candidatura como base programática a Constituição da República Portuguesa, tantas vezes violada e desrespeitada, sempre em prejuízo dos mais pobres, dos explorados, dos que vivem da sua força de trabalho.
Da assistência vieram comentários e questões, muitos deles com exemplos concretos de casos em que, ao arrepio das leis e da Constituição, foram violados direitos dos trabalhadores. Em jeito de conclusão, e para além do apelo ao voto em Edgar Silva no próximo dia 24, ficou o incentivo à continuação da luta por uma vida melhor, reforçando-se as estruturas representativas dos trabalhadores e os sindicatos de classe enquanto plataformas decisivas na organização e dinamização dessa mesma luta.